Visando dinamizar as relações entre os mundos académico e empresarial, o Consórcio AETC nasce da iniciativa de três instituições de ensino superior, a Universidade Católica Portuguesa (instituição coordenadora), a Universidade do Algarve e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Fazem igualmente parte do Consórcio empresas e outras entidades empregadoras que, através do seu prestígio e dos seus contactos com as congéneres no estrangeiro, facilitam a angariação e a colocação dos estagiários no mercado internacional de trabalho, colaborando para aumentar a qualidade da competitividade e da empregabilidade. A carteira de empresas e entidades participantes está a ser constantemente atualizada.
Na sua génese, o AETC estava vocacionado para atender às necessidades de estudantes e recém-graduados interessados em realizarem um estágio internacional. O Consórcio começou por valorizar preferencialmente os setores do mercado de trabalho relacionados com as indústrias culturais (setores tradicionais das artes do espetáculo, das artes visuais e do património cultural, incluindo o cinema, DVD, filme, televisão, rádio, música, livros, imprensa), bem como a hotelaria aplicada, as companhias de aviação, as agências de viagens, os operadores turísticos, os parques temáticos e os museus. O objetivo inicial era articular estes setores com as áreas de estudo das Ciências da Comunicação, das Línguas Estrangeiras Aplicadas e das Culturas Estrangeiras, procurando estabelecer a ligação entre estas e o Turismo, fator, por excelência, de multiculturalidade.
Nos últimos anos e dado o interesse crescente dos estudantes de várias escolas das IES parceiras por mobilidades de estágios internacionais em vários domínios do saber, outros setores do mercado têm sido igualmente valorizados.
Em anos mais recentes, o AETC passou também a responder a outros grupos interessados em realizar mobilidades no estrangeiro como forma de valorização pessoal e profissional na perspectiva de uma aprendizagem ao longo da vida: o pessoal docente e não docente. Dessa forma, para além das mobilidades para estágios profissionais destinadas a estudantes e recém-graduados, o AETC concede bolsas de mobilidade de pessoal para mobilidades de ensino e/ou formação.