parcerias banner

Responsabilidades dos Parceiros

O Consórcio Erasmus conta com dois tipos de parceiros:

1. Instituições de Ensino Superior (EUCX): estabelecimentos de origem dos estudantes. Cada IES é responsável pela qualidade, pelo conteúdo e pelo reconhecimento académico dos estágios Profissionais Erasmus dos seus estudantes;

2. Empresas: entidades do sector público ou privado que exercem, na União Europeia, uma actividade económica, independentemente da dimensão, do estatuto jurídico ou do sector económico em que opere, incluindo a economia social.


Todos os parceiros do Consórcio Erasmus devem ser nacionais do mesmo país do Coordenador do Consórcio Erasmus ou estar legalmente estabelecidos no mesmo, não sendo permitidos parceiros de outros países.

Cada instituição parceira deverá assinar um acordo com o Coordenador do Consórcio, no qual fiquem devidamente especificadas as suas funções e responsabilidades, bem como o seu papel no procedimento de gestão administrativa e financeira do projeto.

Uma vez que o Consórcio Erasmus pode ter parceiros com estatutos jurídicos e económicos distintos, o papel de cada parceiro no Consórcio deve adequar-se quer aos objetivos do próprio Consórcio quer aos objetivos do próprio parceiro. Esta cooperação dinâmica e estratégica visa implementar os seguintes objetivos:

1. Dinâmica de implementação e exigência de concretização: no âmbito de atuação da empresa, contribuir para a execução da estratégia geral do Consórcio Erasmus, criando condições que garantam a qualidade e a respetiva articulação entre os conhecimentos que devem ser aplicados e as competências que devem ser adquiridas pelos estudantes;

2. Promoção, visibilidade e impacto a nível local, regional, nacional e europeu: envidar os esforços possíveis para promover o Consórcio Erasmus na região onde a empresa se encontra sediada e difundir a cultura dessa região e da empresa em todo o espaço europeu; dar visibilidade ao Consórcio Erasmus e à empresa no campo educativo e económico que operam através das oportunidades que oferecem aos estudantes Erasmus; contribuir para que o Programa Erasmus tenha um impacto positivo junto da sociedade civil e possa ser considerado um símbolo positivo da cidadania europeia;

3. Fortalecer a ligação entre o ensino superior e o mercado de trabalho: evidenciar, através da participação no Consórcio Erasmus, a necessária ligação que deve existir entre a qualidade do Ensino Superior e as exigências do Mercado de Trabalho.

Este site foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida neste site vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

UCP    logo eshte    logo fch       Erasmus