• aetc banner1
  • aetc banner2
  • aetc banner3

Informação Geral

O Consórcio AETC (Atlantic Erasmus Training Consortium) foi criado em 2012. É formado por três instituições de ensino superior (IES): A Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Universidade do Algarve (UAlg) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Dentre os seus objetivos, destacam-se:

  • Proporcionar aos estudantes e recém-graduados das IES parceiras uma oferta ampla e diversificada de estágios curriculares e extra-curriculares em contexto profissional multicultural e plurilíngue na União Europeia, nos países candidatos e em outros países.
  • Proporcionar aos estudantes e recém-graduados das IES parceiras uma experiência de internacionalização reconhecida academicamente, que lhes permita reconhecer o seu percurso académico e profissional, facilitando a sua adaptação e integração em mercados de trabalho diversificados.
  • Reforçar o prestígio nacional e internacional dos graus académicos conferidos pelas IES parceiras e a imagem destas últimas enquanto entidades promotoras de laços estreitos entre o meio académico e o mercado de trabalho num mundo globalizado, dominado pela experiência da mobilidade de pessoas e saberes.
  • Proporcionar aos docentes e funcionários uma experiência de formação contínua no estrangeiro que resulte na sua valorização pessoal e profissional.

A internacionalização das experiências académicas e profissionais dos estudantes e recém-graduados é reconhecida academicamente através da atribuição de créditos, do Europass, do suplemento ao diploma ou do certificado de estágio. Os objetivos do AETC enquadram-se nos planos de internacionalização das IES parceiras, respeitando, de igual forma, os princípios da Carta Erasmus para o Ensino Superior.

Do Consórcio fazem igualmente parte empresas e outras entidades empregadoras na qualidade de parceiros associados, que, através do seu prestígio e dos seus contactos com as congéneres no estrangeiro, facilitam a angariação e colocação dos estagiários no mercado internacional de trabalho, colaborando para aumentar a qualidade da competitividade e da empregabilidade, atendendo às exigências de um mercado de trabalho em constante transformação. A carteira de empresas e entidades participantes está a ser constantemente atualizada.

O papel do Programa ERASMUS no teu futuro

O Programa Erasmus pode marcar definitivamente a diferença na preparação do teu futuro profissional. 

Se, num mundo globalizado, um diploma não representa a garantia de um emprego, a oportunidade de realizar um estágio profissional no estrangeiro com uma bolsa Erasmus abre as portas para o desenvolvimento de competências que são consideradas fundamentais por qualquer empregador: a capacidade de adaptação a contextos profissionais diversos, a capacidade de integração numa equipa multinacional e plurilíngue, a capacidade de desenvolvimento de competências em várias línguas, a capacidade de trabalhar sob pressão, dentre muitas. Estudos da UE demonstram que o grau de empregabilidade dos estudantes e recém-graduados Erasmus que participaram de uma mobilidade para a realização de um período de estudos ou para a realização de um estágio profissional no estrangeiro é maior nos mercados de trabalho nacional e internacional. O CONSÓRCIO NA IMPRENSA

Eventos

Desde a sua criação, o AETC tem estado presente em diversos eventos:

  • Open Day AETC 2013;
  • Open Day AETC 2014;
  • Open Day AETC 2015;
  • Expocarreiras 2013;
  • Expocarreiras 2014;
  • My Career 2016 (dinamização do workshop "Um bom estágio internacional através do Erasmus: Ensaiar uma carreira internacional");
  • Futurália (edições de 2014, 2015 e 2016) - no stand da UCP.
Este site foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida neste site vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

UCP    logo eshte    logo fch       Erasmus